• karennunesjornalis

A importância do planejamento na hora da comercialização

Atualizado: Nov 4


José Mathias foca seu sistema de gestão na rentabilidade, buscando liquidez, valor agregado, criatividade e diversificação da produção.


Depois de planejar, investir, plantar, manejar e colher, o produtor precisa levar para o mercado o resultado da produção. E é na comercialização, etapa muitas vezes decisiva para a lucratividade e sucesso do negócio, que podem surgir desafios e dificuldades. Para tratar sobre esse assunto, o projeto HackatAgro recebeu para o terceiro webinar da edição 2020 especialistas na área e o produtor rural das cadeias do arroz, soja e pecuária, José Mathias Bins Martins.

Além de produtor, Martins é membro da Comissão de Inovação da Farsul, promotora do HackatAgro 2020. No evento online, ele falou do modelo adotado na propriedade que administra, a Fazenda Cavalhada. Entre as estratégias utilizadas, está planejar a comercialização com antecedência de uma safra. Isso quer dizer que os produtos que serão trabalhados pela propriedade são definidos sempre na reta final da safra anterior, focando em rentabilidade, liquidez, valor agregado, criatividade e diversificação. “Esse planejamento é realizado a partir da perspectiva de mercado, levando em consideração o que o mercado está buscando e a época do ano em que iremos comercializar determinado produto”, explica ele.

Segundo o produtor, ter uma armazenagem própria é de extrema importância para que esse sistema funcione, visto que ela possibilita que o produtor tenha independência e autonomia na hora de negociar. Saber os custos de produção durante a colheita foi outro ponto enfatizado pelo sócio-diretor da Fazenda Cavalhada. Dessa forma, o produtor consegue dimensionar por quanto irá comercializar o produto. “Nem sempre conseguimos vender da forma que gostaríamos, pelo valor que desejávamos. Mas, ainda assim, é muito importante ter conhecimento dessas informações”, analisa Martins.


Para assistir a apresentação do produtor e dos demais participantes do terceiro Webinar, basta acessar o canal do projeto no YouTube clicando aqui. Para saber mais sobre o processo de digitalização do agronegócio, fique ligado no portal hackatagro.com e nas redes sociais do HackatAgro, no Facebook, Instagram e LinkedIn.


Redação: Manuelle Motta

24 visualizações
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png