Agronegócio brasileiro é importante para crescimento econômico do país
O agronegócio brasileiro tem um papel importante no crescimento econômico do país e a tendência é que ele cresça ainda mais. De acordo com Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o Brasil é o maior produtor mundial de soja, café, suco de laranja e açúcar.
O país também se destaca como o segundo maior produtor de carne de bovina, o terceiro maior de carne de frango e de milho. As produções e exportações dessas commodities foram as principais responsáveis pelo resultado na economia brasileira.
Apesar desses dados, o setor ainda precisa entrar em sincronia com as iniciativas ESG - governança ambiental, social e corporativa -, que são valorizadas por investidores, empresas e governos. Mesmo diante desse desafio, o agronegócio tem aberto muitos caminhos financeiramente.
De acordo com Amanda Coura, chefe de Produtos Estruturados da gestora de investimentos Suno Asset, o agro tem comportamento descorrelacionado com os demais segmentos. Ou seja, quando outros segmentos estão passando por turbulências ou por incertezas, seja relacionado a Covid, seja por guerra ou mesmo por eleições, o segmento agro sente menos esse impacto.
Além da presença crescente no mercado financeiro, a consolidação do agronegócio na economia brasileira vem acompanhada, também, da tecnologia. Nesse sentido, as agrotechs – startups do agro - têm se proliferado no mercado corporativo.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/agromoney-entenda-os-desafios-e-oportunidades-das-empresas-agro-no-pais/