Startup AgTrace conquista o primeiro lugar no Desafio Yara

Atualizado: 28 de out. de 2021

A startup já trabalha com rastreabilidade de produtos agrícolas mas não tinham conhecimento profundo sobre o RENOVABIO



A startup AgTrace já é conhecida no setor de rastreabilidade de produtos agrícolas, pois está no mercado já há alguns anos e atua em várias cadeias do agro. Eles tem clientes em diferentes elos da cadeia produtiva como: produtores, agregadores, exportadoras, e indústrias de alimentos. Apesar de já terem trabalhado com a rastreabilidade da soja, não tinham conhecimento profundo sobre o programa Renovabio e as dificuldades com a elegibilidade da soja, e este foi o desafio.


“Por muitos anos ouvimos que era impossível rastrear a soja. Isso devido a uma série de fatores, e grande dificuldade pela complexidade da cadeia, pois são muitos atores e uma cadeia com pouca segregação”, disse André Turkienicz, integrante da startup. A tecnologia veio para mostrar que é possível acompanhar a jornada da produção, e garantir os padrões de sustentabilidade e qualidade da soja.


A empresa criou um app mobile que promove a integração da cadeia através da rastreabilidade e de uma forte infraestrutura tecnológica, tudo isso conectado a programas de qualificação para criar incentivos e mudanças sustentáveis. O app também funciona offline, permitindo que produtores, silos, esmagadoras ou as usinas possam subir todas as informações, mesmo estando sem internet, e que ele seja atualizado quando estiver com internet disponível.


Para eles, “o HackatAgro foi apenas o ponto de partida para a AgTrace. O fato de atuarmos com rastreabilidade na cadeia da soja nos dá a oportunidade de entregar valor em um curto espaço de tempo.” Depois da competição, agora começam as interações com o programa de mentorias e com o time da Yara.


Quer ter uma oportunidade como essa? Fica ligado! Em dezembro temos a última maratona de inovação do ano, o Desafio Banrisul!

34 visualizações0 comentário