• karennunesjornalis

Armazenagem própria garante autonomia e lucratividade aos produtores rurais

Atualizado: Nov 10



No setor do agronegócio, a comercialização encerra uma série de etapas realizadas pelo produtor rural. Ela pode definir o sucesso ou fracasso do processo de produção, uma vez que o valor obtido na negociação pode variar de acordo com inúmeros fatores. Identificar a busca do mercado, manter a qualidade do produto e ter autonomia para decidir quando vender são condições que podem determinar a lucratividade do negócio. No entanto, para que o produtor disponha de todos esses benefícios é preciso que ele tenha algo essencial: uma armazenagem na propriedade.

Essa é a realidade da Fazenda Cavalhada, administrada pelo produtor rural das cadeias de arroz, soja e pecuária, José Mathias Bins Martins. As vantagens de trabalhar com armazenagem própria são inúmeras e foram elencadas pelo superintendente Comercial da Kepler Weber, Tadeu Vino, durante o terceiro webinar promovido pelo projeto HackatAgro. A empresa é líder em armazenagem agrícola e desenvolve soluções para a pós colheita.


Reforçando o posicionamento de Martins, Vino falou da eficiência operacional obtida com a armazenagem na fazenda. Isso ocorre porque o produtor tem a possibilidade de homogenizar, limpar e padronizar o produto e, mesmo com os custos da operação, ter rentabilidade reduzindo as perdas em 15%.


Outro ponto enfatizado por ele é a redução do custo logístico. Segundo Vino, em época de colheita os valores dos fretes são mais caros e a armazenagem dá ao produtor a autonomia de negociar no momento mais adequado. “Com a armazenagem própria, o produtor consegue racionalizar esse custo dentro da propriedade, tendo poder para decidir o momento de negociar, com preços mais atrativos, completou.


Além disso, conforme o superintendente, por ter padronizado o produto e não ter gasto com fretes abusivos, o produtor tem a possibilidade de efetivar boas operações. “Ele consegue tomar a decisão na hora exata da venda, porque tem o produto em casa valorizado. A armazenagem na propriedade dá independência e garantia de lucro ao produtor rural, destacou.


Redação: Manuelle Motta

22 visualizações
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png