• juliete8

Bancos e uma economia sustentável

A parada causada pela pandemia da covid-19 obrigou o mundo a pensar e planejar a retomada econômica, e um aspecto importante deve ser prioridade nesse momento, a sustentabilidade. O Brasil tem potencial para diversificar a matriz energética e as instituições financeiras têm papel estratégico para o país avançar como economia sustentável.


O modelo eólico já o segundo mais importante do país e a energia solar é realidade em estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. E para tornar esses projetos em realidade foi necessário o financiamento bancário.


E as instituições financeiras precisam ficar atentas e oferecer condições para auxiliar no desenvolvimento de uma economia sustentável. O Banrisul, por exemplo, oferece diversas linhas de crédito com esse objetivo: CDC Sustentabilidade, Fundo Clima, Finame Baixo Carbono, Banrisul Fomento, Financiamento Especial para Setor Público, Pronaf, Inovagro, Programa ABC e Pronamp. De janeiro a setembro de 2021, a entidade financiou 233,3 milhões para energia limpa e renovável.


O agronegócio é um dos setores que mais está se beneficiando com essas iniciativas, propriedades rurais têm se tornado autossustentáveis com energias renováveis.


Além de oferta de crédito, os bancos precisam proporcionar condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável. E mais do que isso, precisam ser exemplo, por meio das próprias ações ambientais.


As informações descritas acima, foram retiradas de um artigo do diretor de crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires.

Fonte: Exame.invest


Os bancos e uma economia sustentável - Portal Exame.Invest

7 visualizações0 comentário