Banrisul promove o primeiro hackathon do movimento HackatAgro em 2022

Atualizado: 28 de abr.

Esta é a quarta participação do Banrisul no projeto. O HackatAgro promove a digitalização do agronegócio brasileiro.


O Banrisul é o patrocinador do primeiro desafio a ser realizado em 2022 pelo HackatAgro, movimento de digitalização do agronegócio brasileiro. O tema do hackathon será divulgado no dia 03 de maio, quando começarão as inscrições. A avaliação de projetos e ideias será feita em junho. Em dezembro do ano passado, a instituição financeira gaúcha promoveu desafio em busca de propostas para incentivar o mercado de créditos de carbono.


"É uma grande satisfação contar com o Banrisul pelo quarto ano consecutivo para buscar soluções que ajudem a melhorar a vida dos produtores rurais e do agronegócio de uma maneira geral. Esse compromisso mostra que a instituição aposta na inovação colaborativa e aberta em prol de um futuro mais produtivo, sempre com respeito às pessoas e ao meio ambiente", afirma Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, empresa realizadora do HackatAgro.


De acordo com o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, "o agronegócio é um dos pilares estratégicos do Banco, por isso apoiamos iniciativas que têm como propósito promover a digitalização e a inovação no campo. Entendemos que a difusão e o desenvolvimento de novas tecnologias podem contribuir significativamente para o êxito cada vez maior do setor".


"O hackathon promovido pelo Banrisul será o primeiro de vários desafios do projeto em 2022, onde empreendedores e jovens estudantes participam de um processo colaborativo, desenvolvendo soluções inovadoras e disruptivas para o tema proposto. Tudo isso com o objetivo de trazer eficiência, renda e sustentabilidade para o campo", destaca Donário Lopes de Almeida, idealizador do movimento.


Após a revelação do desafio, as inscrições estarão abertas no site www.hackatagro.com, para interessados de todo o País (e do mundo). A maratona será realizada de forma virtual nos dias 03, 04 e 05 de junho, sendo os vencedores revelados e premiados ao final.


Mais de 700 inscritos em 2021


"Em 2021, seu terceiro ano de existência, o HackatAgro somou números excepcionais. Foram 216 horas de maratonas e mais de 700 empreendedores e 46 startups inscritos, além de 75 mentores, que participaram de discussões, trocas de ideias, prototipagens e formulações de soluções inovadoras para acelerar a digitalização do agronegócio brasileiro", resume Alberto Meneghetti. No período, além do hackathon com o Banrisul, a Claro e a Yara também propuseram desafios.


O Desafio Claro de 2021 abordou a gestão efetiva da proteção de cultivos, destacando os impactos ambientais, tendo a SprayTech como vencedora. A Yara buscou soluções de rastreabilidade do caminho da soja e assim desenvolver soluções para melhorar a elegibilidade do biodiesel no programa Renovabio, tendo a AgTrace como campeã. Já o Banrisul levantou a discussão de como tangibilizar o crédito de carbono para os produtores, desafio vencido pela Soluções IoT.

250 visualizações0 comentário