Startup vice-vencedora do Desafio Yara conta como chegou na solução

Atualizado: 1 de nov. de 2021

Os conteúdos disponíveis pelo HackatAgro foram fundamentais para que a empresa conseguisse garantir o 2º lugar


O Desafio Yara trouxe como tema central encontrar soluções para a rastreabilidade da soja, cultura que é muito forte no nosso país, mas que ainda tem muitas oportunidades de certificação. Foram 3 dias intensos com muita preparação para que as equipes conseguissem formar as soluções e apresentar para a banca avaliadora.


A Beakyn, startup formada por 4 pessoas, tem habilidades distintas, pois seus participantes são formados em Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais e Design Digital. Eles entenderam o problema e criaram uma blockchain pra gerar e gerenciar toda a documentação necessária para a emissão dos CBios. Com os devidos procedimentos, 45% da produção de Biodiesel a partir da soja poderia ser certificada, caso os dados chegassem até as usinas. A solução criada foi um sistema integrado que gerencia a documentação da certificação e distribui os lucros gerados com a venda de CBios para todos os envolvidos na cadeia produtiva do Biodiesel.


Mas para criar essa solução, em três dias, envolveu muita dedicação. Segundo Gabriel Bilck, integrante do time, “não conhecíamos sobre rastreabilidade e o RenovaBio. Nos preparamos para o evento assistindo todos os Webinars disponíveis no canal do YouTube do HackatAgro”.


Desenvolver a solução foi desafiador e muito divertido pois são apenas três dias para encontrar a melhor solução e apresentar o projeto. A equipe submeteu as apresentações no domingo às 23h50, mostrando que estavam a todo vapor para finalizar o projeto a tempo. “O fato de você ter somente o final de semana para desenvolver uma entrega de projeto faz tudo ser muito mais intenso e, como tínhamos um grande grupo de mentores disponíveis para tirar dúvidas, todas as validações foram muito mais interativas”, disse Gabriel. A expectativa da startup agora é de lançar a solução para o mercado.


Ficou interessado em criar uma solução em apenas três dias? Então fica ligado que em dezembro temos a última maratona focada em agronegócio de 2021! O Desafio Banrisul!

7 visualizações0 comentário