top of page

Centro de Inteligência Artificial realiza pesquisas focadas no controle de pragas da soja

O Centro de Inteligência Artificial no Agronegócio (CIA Agro), ligado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), que conta com uma rede de cientistas e apoio de entidades públicas e privadas, está realizando pesquisas voltadas para a criação de sistemas preditivos focados no controle de pragas que afetam a soja.


O objetivo inicial é desenvolver projetos que atuem na automação da rede de monitoramento de manejo de ferrugem e na criação de modelos preditivos e prescritivos para o controle do mofo branco.


"Os fenômenos biológicos, ambientais, econômicos e sociais específicos da produção da soja serão levados em consideração e analisados pelas ferramentas da inteligência artificial", informa Marcelo Giovanetti Canteri, CEO de projetos do CIA Agro e professor da UEL.


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), em parceria com a UEL, ficaram responsáveis pela pesquisa da automatização da leitura da presença de esporos de ferrugem detectados em coletores de esporos espalhados pelo estado do Paraná.


Segundo Marcelo, esta automatização de armadilhas caça-esporo já será implementada na safra 2022/2023, permitindo a economia de tempo na apresentação de resultados de presença de esporos na região do plantio de soja no estado.


Além disso, o IDR e a UEL também estão realizando a otimização dos mapas de condições agrometeorológicas visando o controle de doenças na soja.


Fonte: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/centro-de-inteligencia-no-agro-foca-soja-em-pesquisas-iniciais-3221604e.html


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page