• karennunesjornalis

Digital Day mostra benefícios do 5G para a conectividade no campo

Atualizado: Mai 7

Evento no Congresso Nacional apresenta novidades que estão por vir com 5G


O governo federal aguarda o aval do texto final do leilão do 5G pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar a concessão do que é considerada a inovação digital com maior potencial de transformação econômica e social da história recente. Para compreender melhor a importância da tecnologia no Brasil, o Ministério das Comunicações criou o Digital Day - um evento que vai mostrar as aplicações do 5G no dia a dia dos usuários.


Tarefas como transporte de matéria-prima e equipamentos, com o uso desta tecnologia, podem passar a ser executados por robôs autônomos, os AGVs – veículos autoguiados – que resultam em um ganho de 25% na eficiência na operação, com o ciclo de produção caindo de 17 para 7 horas. Os AGVs foram demonstrados na feira, assim como outras aplicações relacionadas ao controle e monitoramento remoto de segurança e câmeras HD.


A implementação do 5G vai ampliar a capacidade de transmissão para vídeos em maiores resoluções com 4K e 8K, proporcionando experiências muito mais imersivas de eventos culturais e esportivos, como a visualização de detalhes mínimos e replay em diferentes ângulos.


Foram apresentadas ainda soluções para a Agropecuária Inteligente, onde o 5G possibilita o uso de drones para o monitoramento da produção com mais eficiência, como a detecção de pragas e doenças por meio do rastreamento combinado de imagens e vídeos de alta resolução armazenados em Nuvem.


Essas soluções ainda vão possibilitar a otimização da aplicação de fertilizantes e agroquímicos, permitindo ao agricultor reduzir os custos da operação. Para a pecuária, foram apresentadas aplicações de rastreamento de rebanhos, assim como equipamentos que podem garantir conexão em lugares remotos.


A exposição traz exemplos práticos de aplicações que se beneficiam da baixa latência (o tempo de resposta entre o envio e o recebimento de dados) e da capacidade de transmissão de grandes volumes de informação que o 5G oferece. Telemedicina, realidade aumentada, realidade virtual, automação mecânica, inteligência artificial e aprendizado de máquina estão entre as inovações.


“Teremos usos, por exemplo, para a conectividade rural - para aumentar ganhos de eficiência no agrobusiness brasileiro. Tudo controlado remotamente. Tudo isso de forma inteligente, conectada e precisa”, explica Bertha Gadelha, organizadora do evento.


O evento Digital Day é aberto ao público e acontece de 5 a 7 de maio, no Congresso Nacional, em Brasília.


Fonte: adaptado de artigo da Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

20 visualizações0 comentário