Embrapa cria tecnologia que facilitará a certificação de alimentos orgânicos

A Embrapa desenvolveu uma tecnologia para facilitar o processo de preenchimento dos documentos obrigatórios de certificação dos alimentos orgânicos. A ferramenta já possui versão beta para ser testada por produtores e, em breve, ganhará versões para celulares e computadores.


Para promover uma certificação mais participativa e permitir o uso restrito das informações pelo Ministério da Agricultura, a tecnologia visa proporcionar um ambiente seguro de sistematização dos dados coletados, poderá ser usada em modo off-line, reduzindo a burocracia imposta pelo preenchimento de papeladas.


"Existem relatos de pessoas que desistem de entrar com a certificação por conta disso [burocracia]. Então, o digital facilita, pois o preenchimento pode ser feito sem a necessidade de digitação de todos os dados e as informações já ficam gravadas no sistema, sendo atualizadas ano a ano, caso necessário", explica Gisele Vilela, coordenadora dos trabalhos e pesquisadora da Embrapa Territorial.


Fonte: https://www.itatiaia.com.br/editorias/agro/2022/07/14/sistema-digital-facilitara-avaliacao-de-conformidade-das-lavouras-organicas

15 visualizações0 comentário