• karennunesjornalis

Embrapa seleciona startups para a 3ª edição do Soja Open Innovation

Atualizado: Jul 5

O foco são startups e empreendedores interessados no desenvolvimento de projetos de inovação aberta para o sistema de produção de soja


A Embrapa Soja lançou a 3ª edição do Soja Open Innovation – edital público de seleção de startups e empreendedores interessados no desenvolvimento de projetos de inovação aberta para o sistema de produção de soja. As propostas alinhadas aos eixos temáticos propostos no edital de seleção, disponível aqui, poderão ser enviadas para a Embrapa Soja até 30 de julho de 2021.


O Soja Open Innovation foi idealizado para possibilitar parcerias entre a Embrapa Soja, reconhecida por sua expertise na cultura da soja, e as startups e empreendedores inovadores em tecnologias digitais aplicadas ao agronegócio.


Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, diz que o Soja Open Innovation pretende identificar iniciativas inovadoras que possibilitem a transformação do processo produtivo da soja, considerando todo o potencial de aplicação de novas tecnologias para a cultura.


“Estamos à procura de soluções inovadoras que tenham aderência aos desafios de inovação em temáticas priorizadas pela Embrapa no edital. Há muitas oportunidades para agtechs que invistam em tecnologias para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, gerem valor para o sistema de produção de soja e que possam encontrar na Embrapa um parceiro para o co-desenvolvimento da solução”, destaca Carina.


A parceira técnica deverá priorizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de soluções para a cultura da soja em quatro eixos temáticos. São eles: agricultura de baixo carbono e sustentabilidade de sistemas produtivos, tecnologias digitais para o agronegócio, bioinsumos e biotecnologia e fenotipagem de plantas. A banca de avaliação dos projetos é composta por uma equipe multidisciplinar, com pesquisadores e analistas da Embrapa Soja, e irá considerar oportunidades e aderência aos eixos temáticos e a maturidade da proposta apresentada.


Neste edital há um avanço, que prevê um período breve de imersão da startup na Embrapa Soja. “O ciclo de seleção passa a contar com uma etapa de imersão, onde a startup poderá realizar uma prova de conceito para demonstração do potencial da solução proposta. A inclusão desta etapa é uma oportunidade mútua de conhecer melhor o potencial de desenvolvimento conjunto da tecnologia, visando acelerar seu desenvolvimento para o mercado e ao mesmo tempo permitir uma negociação mais clara das expectativas de cada um com uma possível parceria para codesenvolvimento”, explica Carina. “Por isso, além de demonstrar a prova de conceito, será uma oportunidade de trocar experiências junto aos futuros mentores”, afirma Carina.


A comissão de seleção vai classificar as melhores propostas e as finalistas terão a oportunidade de avançar em negociações para celebração de contratos de cooperação técnica, os quais contarão com a mentoria de especialistas da Embrapa Soja. O anúncio das propostas selecionadas para o processo de pré-imersão será realizado no site www.embrapa.br/soja/open-innovation.


Clique aqui para mais informações e inscrição no edital de seleção do Soja Open Innovation.

Fonte: Agro em Dia

65 visualizações0 comentário