Atualizado: 3 de set. de 2021
A experiência mostrou como o campo pode ser revolucionado através da tecnologia que chegará também para o pequeno produtor

No dia 12 de agosto, a cidade de Londrina, PR, considerada como Polo de Inovação Agro, foi palco de uma das primeiras demonstrações das aplicabilidades do 5G no agro e como ele pode revolucionar o mercado brasileiro. Foi realizada uma experiência com estações técnicas que simularam a aplicabilidade da conexão 5G, para otimizar diversas atividades presentes no cotidiano do produtor rural. Dentre elas a realização de consultas veterinárias digitalizadas, sistemas embarcados em máquinas agrícolas e internet das coisas para a tomada de decisões.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina esteve no evento e comentou que essa tecnologia será de extrema importância também para o pequeno produtor. “Isso vai aumentar a produtividade e a renda no campo pois eles recebem a tecnologia com assistência técnica. É a democratização da tecnologia que chegará rapidamente aos pequenos produtores.”, disse.
O plano de avanço tecnológico no agronegócio prevê a instalação de antenas para conexão 5G ainda em 2021. Essa instalação será feita como pilotos para o leilão da tecnologia, em parceria com o Ministério das Comunicações.
Fonte: AGEvolution