Especialista analisa o atual cenário de inovação e seus reflexos no agronegócio brasileiro

Em entrevista exibida no evento de premiação das melhores empresas para trabalhar no agronegócio, João Comério, presidente do Comitê de Inovação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que também é CEO do Grupo Innovatech, analisou o cenário atual de inovação e seus reflexos no agronegócio. A premiação, que reconhece as melhores práticas de gestão de pessoas, é realizada pelo Great Place to Work (GPTW), em parceria com a Globo Rural e a Abag.


“No centro do processo de inovação, estão as pessoas. E, a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras, profissionais mais qualificados, com novas especialidades, tendem a retornar para o campo e incorporar tecnologia à produção agropecuária”, diz. "Tem máquinas no campo com valores absurdos quando comparados com os praticados no passado. Tem geotecnologia, biotecnologia e nanotecnologia. Você precisa de pessoas qualificadas para essas operações", acrescenta João Comério.

Para Comério é importante imaginar o que é o mundo agro brasileiro. “O agro brasileiro alimenta cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Nós representamos 26% do PIB brasileiro. Se a gente imaginar a área de soja e milho que a gente tinha 40 anos atrás, nós dobramos a área plantada e multiplicamos por dez vezes a produção. Ou seja, a gente ganhou muito com produtividade no Brasil e isso se deve especialmente à inovação”, explica.


Crédito: Globo Rural

A Abag é uma entidade que engloba várias entidades do agronegócio, composta por aproximadamente 80 empresas filiadas, que vão desde antes da porteira até o varejo. Dentro do modelo de gestão da Abag, tem alguns comitês e um deles é o de Inovação. Neste comitê, liderado por João Comério, os integrantes procuram trabalhar dentro do ecossistema da inovação no Brasil. “Elaboramos o position paper, buscamos influenciar ou trabalhar junto com entidades para alterar algum ponto de legislação ou de garantia de propriedade, trabalhamos com hubs, a Embrapa, vários associados e com a academia, que está sempre muito próxima da gente” finaliza.

Fonte - https://globorural.globo.com/Colunas/Melhores-Empresas-para-Trabalhar/noticia/2022/06/inovacao-faz-profissional-qualificado-voltar-para-o-campo-diz-especialista.html

21 visualizações0 comentário