Evento digital estimula desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo

Atualizado: 15 de Dez de 2020


No último final de semana, startups e estudantes universitários participaram de uma competição online com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para os desafios da rotina agropecuária. O 2º Hackathon Senar RS integrou a programação do projeto HackatAgro 2020 e premiou as equipes GetBee e Performance Vegetal, que desenvolveram soluções em gestão e segurança e receberam, cada, a premiação de R$ 15 mil reais. O HackatAgro transmitiu, ao vivo, o evento ao longo do final de semana e você encontra toda a maratona neste link.


Os critérios avaliados foram Criatividade e Inovação, Qualidade Técnica, Viabilidade e Aplicabilidade. Na categoria Gestão, a equipe Código da Terra, montada especificamente para o hackathon do agro, desenvolveu um aplicativo que centraliza todas as informações de checklist, evitando que as máquinas estraguem durante a safra.


O fato de ter a solução aprovada e validada por especialistas na área estimulou a Performance Vegetal, vencedora da categoria Segurança, a considerar a possibilidade de dar continuidade no produto apresentado no hackathon. A empresa, incubada na UFSM desde 2019, criou um dispositivo de alerta para abigeato, com microchip de monitoramento animal e sonar de alerta de intrusos. Segundo a diretora geral da startup, Bethania Vahl de Paula, a segurança no campo afeta todos os produtores, então desenvolver soluções que ajudem a solucionar esse problema também é do interesse da empresa. “Nossa ideia é seguir com o projeto e levar os produtos que propomos no HackatAgro para mercado”, destaca ela.


A Performance Vegetal trabalha com a plataforma DON através da aplicação de análise de composição de nutrientes e inteligência artificial para gerar diagnósticos precisos sobre o estado nutricional das plantas. Dessa forma, contribui para que os empreendedores rurais produzam mais, com mais qualidade, sem desperdício de adubo e sem contaminar o solo e a água.




Redação: Manuelle Motta

77 visualizações0 comentário
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png