• karennunesjornalis

Startup cria caneca que analisa qualidade do leite

Atualizado: Nov 6


Uaicup é a campeã da maratona de inovação da Embrapa Gado de Leite


Na semana passada a Embrapa Gado de Leite realizou a maratona de inovação Vacathon 2020. A iniciativa premia as melhores soluções para a cadeia leiteira. A equipe campeã desta quarta edição foi a Mimosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O grupo de dez alunos, liderados por três professores, apresentou a UaiCup, uma caneca que faz análise da qualidade do leite, rastreio de antibióticos e outras soluções para o pequeno e médio produtor. Baseada em fundamentos da IoT (Internet das coisas), a ideia tem como objetivo aumentar o ganho de cerca de 800 mil produtores através do controle da qualidade do leite e da redução do descarte do produto por uso de antibióticos. 


A análise é simples: basta colocar 100ml de leite na caneca que os algoritmos processam as informações do leite, e o produtor recebe um relatório completo sobre a qualidade do produto. Os dados ficam armazenados no aplicativo, facilitando o controle da produção através de histórico e análises mais aprofundas. As análises são feitas em vários compartimentos diferentes da UaiCup. Parte do leite analisado é armazenado em um compartimento na alça da caneca e pode ser usado para reamostragem ou contraprovas.


Segundo a equipe o diferencial da UaiCup é a capacidade de fazer mais análises ao mesmo tempo, menor custo e tecnologia embarcada no dispositivo. Além disso, faz a triagem de antibióticos por animal, individualmente, em poucos minutos.


A segunda colocação da competição ficou com a equipe Lac Tech, da ESALQ/USP, de São Paulo, que desenvolveu a Moopocket, um aplicativo para balança que armazena os dados do animal desde o nascimento até a vida adulta, proporcionando maior controle de dados. 


O terceiro lugar foi para a equipe Cow of Duty, da Unochapecó e Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, de Santa Catarina, que criou o Owner View, aplicativo baseado em redes neurais que promete mais precisão na detecção de cio, o que resulta no aumento do sucesso nas inseminações das vacas.


Nesta edição de 2020 participaram 35 times de 27 universidades, incluindo três de Angola e da Argentina, que pela primeira vez na história participaram do evento. As ideias foram avaliados por cerca de 160 juízes.


Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando 34,8 bilhões de litros de leite inspecionado em 2019, registrando 2,7% de aumento frente a 2018. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.


Fonte: Agrolink

23 visualizações
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png