HackatAgro realiza webinar sobre tecnologia e redução de custos agrícolas

Atualizado: Out 13



O projeto HackatAgro realizará, na quinta-feira (15), o segundo webinar da edição 2020. O evento online abordará a influência da tecnologia na redução dos custos agrícolas. Especialistas e agentes de inovação irão tratar sobre o tema, das 17h às 18h30, no canal do projeto no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através desse link.

A atividade será dividida em três momentos. Inicialmente, o pesquisador do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em Piracicaba,SP, Mauro Osaki, falará sobre custos de produção e quais deles são passíveis de serem reduzidos por meio da tecnologia. Já o engenheiro agrônomo e produtor rural, Marcelo Chiapetta, levará para o debate a experiência própria, de como encontrar um equilíbrio entre técnicas de agricultura biológica e o uso da tecnologia para diminuir as despesas na produção.


Para ele, atualmente, o trabalho principal na lavoura não é produzir cada vez mais, visto que pacotes tecnológicos já possibilitam isso, mas reduzir os custos na produção e, para avaliar esses gastos, os sistemas utilizados são digitais, possibilitando maior lucratividade a partir do controle de despesas e dos fluxos de caixa.


Chiapetta, que trabalha há 10 anos em busca de métodos para melhorar os solos e as plantas, alerta para os prejuízos que o excesso de tecnologia pode causar nas lavouras. Segundo ele, se a tecnologia e as informações que ela gera não forem utilizadas de forma assertiva, o produtor terá um problema. Isso porque o volume de dados será grande e, dificilmente, utilizado de maniera complementar com outras formas de manejo. “As tecnologias devem ser utilizadas de forma integrada no processo produtivo, para que consigamos dimensionar o retorno financeiro. A tomada de decisão não depende só da parte digital, mas é necessário ir no campo, olhar o solo, arrancar a planta, olhar a raiz dela, avaliar o todo”, explica ele.


E é nesse contexto de avaliação, de acordo com Chiapetta, que entram as inovações, no sentido de controlar pragas e doenças utilizando ferramentas de manejo com custo mais baixo. Essas e outras práticas, utilizadas por ele na fazenda, serão exploradas no webinar. “Eu irei falar sobre como usar menos insumos e defensivos, fazendo o custo de produção ser mais baixo. Produzir mais com menos!”, complementa o produtor.

O evento ainda contará com a participação do CEO da Startup AEGRO, Pedro Dusso. Ele mostrará como a inovação está contribuindo com o produtor na questão de controle de custos. Segundo ele, além de permitir que todas as informações de gestão fiquem organizadas e catalogadas em um banco de dados, as soluções digitais ainda auxiliam na tomada de decisões baseadas no histórico da propriedade. Dessa forma, o produtor pode avaliar alternativas, analisar diferentes cenários e pensar em possibilidades para ser assertivo nas estratégias adotadas. “O custo de produção não pode ser uma consequência, ele precisa ser orçado, planejado e pensado. E as ferramentas tecnológicas ajudam muito nesse aspecto”, afirma o representante da startup.


Para encerrar a explanação, que será moderada pelo líder da Comissão de Inovação da Farsul, Donário Lopes de Almeida, o diretor da Unifertil, Marcelo Schiavon, falará sobre eficiência e inovação na utilização de insumos. Os interessados em acompanhar o webinar devem se inscrever aqui.


Redação: Manuelle Motta

245 visualizações
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png