HackatAgro reuniu 700 empreendedores nos desafios de 2021

Atualizado: 10 de jan.

Os inúmeros desafios decorrentes da pandemia da Covid-19 não prejudicaram o movimento de digitalização do agronegócio brasileiro. Realizadas totalmente online, as maratonas de inovação do HackatAgro proporcionaram ao longo do ano três desafios (Yara, Claro e Banrisul) com a produção de 200 horas de conteúdos estratégicos para estimular a inovação tecnológica no setor.


Na avaliação do CEO da Neodigital, Alberto Meneghetti, o HackatAgro superou suas metas iniciais, trazendo propostas realmente inovadoras. "O Brasil é um país com grande potencial, e o fator humano é uma das nossas grandes riquezas. Quando unimos pessoas com diferentes vivências e conhecimentos trabalhando por um objetivo único, não tem como chegar a resultados não menos do que espetaculares. Por isso, as maratonas de inovação são práticas tão positivas", comenta.


Foram dez episódios da Websérie HackatAgro, abordando temas relacionados ao uso da tecnologia no agro, seguindo os desafios propostos pelos hackathons, que estão disponíveis nas principais plataformas. Até o final de 2021, serão 20 episódios do Podcast HackatAgro Cast.


"Encerramos o ciclo de 2021 com saldo extremamente positivo. Cada vez mais cresce a conscientização de que a tecnologia e a inovação são ferramentas fundamentais também no agronegócio", reforça o idealizador do movimento, Donário Lopes de Almeida. Na avaliação dele, as vantagens são perceptíveis em todos os elos da cadeia: o produtor, que com a tecnologia consegue melhorar e ampliar sua produção; as indústrias e comércios, que conseguem assegurar a qualidade dos produtos; os consumidores, que podem utilizar esses produtos com segurança; e para a sociedade como um todo, com técnicas sustentáveis. "Esse é o verdadeiro cenário ganha-ganha", finaliza.


Destaque aos temas dos três hackathons:


  • Desafio Claro: abordou a gestão efetiva da proteção de cultivos, destacando os impactos ambientais relacionados.

  • Desafio Yara: buscou soluções de rastreabilidade do caminho da soja e assim desenvolver soluções para melhorar a elegibilidade do biodiesel.

  • Desafio Banrisul: levantou a discussão de como tangibilizar o crédito de carbono para os produtores.


Participaram do HackatAgro mais de 700 empreendedores, 46 startups e 75 mentores. Ao todo, foram 216 horas de maratonas de inovação.

18 visualizações0 comentário