top of page

Integração é essencial para o crescimento do agro e solução para os desafios alimentares

A integração é essencial para o crescimento da produtividade e competitividade do agronegócio brasileiro, além de ser a solução para superar diversos desafios dos sistemas agroalimentares, por meio do alinhamento das agendas de conservação ambiental e produção.


"O Brasil tem caraterísticas continentais importantes, como a produção relevante de hidrocarbonetos, de carboidratos, proteínas e fibras. Esses mundos estão cada vez mais integrados, incluindo a transformação de carboidratos em hidrocarbonetos verdes, traduzindo o uso de inovação e tecnologia no agro, além de agregar valor ao negócio. A soma das cadeias produtivas é a base do desenvolvimento agroindustrial que devemos ter", afirma Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio).


Segundo Carvalho, houve uma mudança na visão sobre a biodinâmica do solo brasileiro nos últimos anos, que depende essencialmente da tecnologia de produção desenvolvida no país, pois é pobre quimicamente, mas rica do ponto de vista biológico e com isso, o uso intenso está garantindo resiliência, ao permitir o enriquecimento de sua biodinâmica.


Outro ponto destacado pelo presidente da ABAG é o fato do Brasil ser rico em água doce, um grande potencial para o uso de tecnologias de irrigação como agregador de produtividade, a utilização de técnicas sustentáveis e a redução do uso do diesel. Além disso, as tecnologias vêm sendo trabalhadas para ganhos de produtividade e redução das emissões também.


Fonte: https://www.segs.com.br/mais/agro/360169-integracao-e-a-reposta-para-superar-desafios-dos-sistemas-agroalimentares-com-a-geopolitica-e-o-desmatamento

27 visualizações0 comentário
bottom of page