top of page

Investimento em tecnologia faz o agronegócio brasileiro se destacar mundialmente

O estudo "O agro no Brasil e no mundo 2022", da Embrapa, revelou que os investimentos em ciência e tecnologia ao longo das décadas ajudaram a posicionar o país entre as potências mundiais de produção de alimentos, além de demonstrar a contribuição da agropecuária brasileira para a alimentação mundial.


Segundo o estudo, o Brasil foi o maior exportador de soja do mundo, com 91 milhões de toneladas exportadas e o terceiro maior produtor de milho e feijão, com 105 milhões e 2,9 milhões de toneladas, respectivamente. O país também se destaca na produção de açúcar, pois mais de um terço da produção mundial é feita nacionalmente, além disso o Brasil também é um dos maiores exportadores de carne.


"Esses resultados são fruto de décadas de investimentos em pesquisa que transformaram o País na potência agrícola que é hoje. Trata-se de um esforço contínuo e que não pode parar", afirma Celso Moretti, presidente da Embrapa.


Entre as tecnologias que contribuíram para esse feito, destaca-se a Soja BRS 539, resistente à ferrugem asiática e ao percevejo; o bioinseticida, que controla a lagarta-do-cartucho, sendo inofensivo para outros seres, e o Protocolo Carne Baixo, que garante a procedência do sistema sustentável de produção, uma demanda exigida por países compradores de carne brasileira.


"A agropecuária é um setor dinâmico sujeito a alterações climáticas, surgimento de novas doenças, necessidade de aumento da produção e exigências permanente de sustentabilidade. São desafios constantes e que exigem respostas que só um sistema bem estruturado pode suprir. As instituições estaduais de pesquisa, as universidades e a Embrapa atuam para ser esse sistema. São desses laboratórios e campos experimentais que saem as soluções de que o agro precisa para crescer e produzir", informa Moretti.


Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/75085849/ciencia-e-tecnologia-tornaram-o-brasil-um-dos-maiores-produtores-mundiais-de-alimentos?p_auth=kx1aupmQ

17 visualizações0 comentário
bottom of page