Manifesto busca criar polo de inovação em sistemas alimentares no RS
Um manifesto com o intuito de tornar o Rio Grande do Sul polo de inovação em sistemas alimentares foi firmado por entidades e secretários do Estado, durante o South Summit Brasil, em Porto Alegre. O compromisso busca formar uma rede chamada RS FoodTech Alliance, que pretende mapear potenciais, desenhar políticas e programas de apoio, além de buscar linhas de financiamentos e incentivar a expansão e criação de negócios em todas as áreas dos sistemas alimentares.

Crédito: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
A RS FoodTech Alliance agrega conhecimento à quatro polos do Rio Grande do Sul – Lajeado, Porto Alegre, Rio Grande/Pelotas e Santa Maria, envolvendo instituições como Tecnovates/Univates; Tecnopuc/Pucrs; Universidade Federal de Santa Maria; Embrapa Alimentos; Sebrae RS; secretarias estaduais da Agricultura (Seapdr), do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), além de prefeituras e outras entidades.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Velho Lopes, que participou da assinatura do manifesto, destacou que a Secretaria se coloca como parceira para que esta iniciativa gere bons resultados. "Não poderíamos nos furtar de trabalhar qualquer item que venha incentivar inovação e tecnologia e a união de forças para o crescimento do Estado, sob o ponto de vista ambientalmente correto, socialmente adequado, de união de entidades e de fomento à atividade agrossilvipastoril como o principal mote das nossas atividades", acrescentou Lopes.