Ministério da Agricultura divulga plano de ação para Internet no campo



A conectividade, a tecnologia e a inovação fazem parte da agenda prioritária para o agronegócio nos últimos anos. Para concretizá-la, um documento chamado Plano de Ação Agro 4.0 foi disponibilizado no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


O plano contém estratégias digitais e ações para incentivar soluções tecnológicas e acesso à Internet no campo no período de 2021 a 2024. A coordenação foi do Mapa e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


Há uma grande expectativa do setor agropecuário em relação à transformação digital, pois será possível cada vez mais produzir com eficiência, otimizando os processos e eliminando o desperdício.


Para alcançar seus objetivos, o plano lista cinco ações para superar os desafios elencados. São elas:


I – Introduzir o uso de tecnologias digitais nas pequenas, médias e grandes propriedades;


II – Garantir mecanismos para que soluções de empresas de base tecnológica, startups e integradoras possam ser ofertadas e disponibilizadas diretamente aos pequenos, médios e grandes produtores;


III – Assegurar estabilidade e volume de recursos a custo adequado para implementação de iniciativas para o Agro 4.0;


IV – Identificar e desenvolver soluções para a agropecuária, baseadas em tecnologias digitais e de precisão, adequadas à realidade do agronegócio brasileiro;


V – Evitar a sobreposição de esforços individuais de instituições públicas e privadas para solucionar necessidades e demandas do Agro 4.0 no Brasil.


Fonte: Teletime

22 visualizações0 comentário