• karennunesjornalis

Startup analisa digitalmente perdas na safra de milho

A Nave Agrospace desenvolveu um algoritmo para detecção de milho pelo pendão


Case de contagem de plantas

A empresa Nave Agrospace realizou um estudo de contagem de plantas, em 1 ha de cultura de milho com 15 dias após o plantio em um pivô central de 52 ha na Fazenda Santa Maria – município de Cosmorama, Estado de São Paulo – Brasil.

O estudo mostrou que das 60.000 sementes semeadas nesta área de 52 ha, cerca de 53.495 plantas de milho foram contadas pelo Nave Agrospace Software. Isso significa que este Pivô Central da Fazenda Santa Maria está tendo uma perda de 6.505 plantas neste hectare estudado, podendo ter uma perda de 338.260 plantas se extrapolarmos este número de 6.505 para a área total.

Se considerarmos uma produtividade de 170 sacas / ha, podemos estimar uma perda de 952 sacas de milho neste Pivô Central de 52 ha da Fazenda Santa Maria. Considerando que o valor estimado da saca de milho hoje no noroeste do estado de São Paulo gira em torno de R $80,00, podemos dizer que a perda em reais nos 52 hectares de milho da Fazenda Santa Maria foi da ordem de R $76.160,00.


A importância do estande de planta

Um estudo de contagem de plantas foi realizado recentemente em 1 ha de uma lavoura de milho 80 dias após o plantio em um pivô central de 52 ha na Fazenda Santa Maria – município de Cosmorama, estado de São Paulo – Brasil.


O estudo demonstrou que, se uma lavoura de milho adulto for imageada com resolução espacial de 1 cm, é possível contá-la, nesta etapa, as plantas se misturam, dificultando o reconhecimento pelo software analítico.


A Nave Agrospace desenvolveu um algoritmo para detecção de milho pelo pendão, por meio desse método agora é possível contar o estande final de plantas, informação importante que está intimamente relacionada à estimativa da produção da safra.


O estande de plantas, também chamado de população de plantas, tem sido amplamente estudado por empresas e instituições, por ser um dos fatores de maior influência na produtividade. O correto estande das plantas é alcançado por meio de uma boa qualidade de plantio associada ao manejo para preservação das plantas, evitando a perda de plantas e o desenvolvimento de plantas irregulares.”


Fonte: AgtechGarage

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo