Biodiesel certificado e rastreado é o grande desafio da cadeia da Soja

Erasmo Carlos Battistela, CEO e presidente da BSBios, empresa líder na produção de biodiesel do país nos contou sobre a importância das certificações


A BSBios é hoje a empresa líder na produção de biodiesel do país e o plano é que ela se torne a terceira maior empresa de biocombustível do mundo em 2030. Mas há 15 anos atrás, quando foi fundada, tudo isso parecia muito distante. Falar em biocombustível soava quase como loucura.


Erasmo destacou a importância em se ter as certificações necessárias para trabalhar. “Aqui na empresa nós já fazemos mas é importante que todos tenham a ciência de que precisaremos de certificação para tudo o que faremos. As empresas brasileiras vão passar por esse processo de certificação mostrando que respeitamos os códigos e as leis ambientais e assim, agregar mais valor”, disse Erasmo. Hoje, sua empresa tem diversos tipos de certificações nacionais e internacionais.


Sobre a soja, é importante ter a certificação da cadeia como um todo e da rastreabilidade do campo até a indústria. “Todo ano precisamos saber de onde veio a soja e mapear toda essa cadeia com sistemas de rastreabilidade”, enfatiza. Hoje o produtor entrega a sua produção para uma cooperativa em que a produção de diversos produtores fica no mesmo armazém. As empresas emitem a nota fiscal de venda sem a identificação do produtor de origem, o que impossibilita a rastreabilidade dos grãos. Uma solução para esse problema é o balanço de massa com as devidas certificações adotadas.


Quer entender mais sobre o problema da soja? Assista aqui ao Webinar e aprenda com grandes nomes do mercado!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo