top of page

Novela revela a importância de investimentos em tecnologia para o agronegócio

A novela Pantanal, exibida diariamente na Rede Globo, mostra um cenário que já era observado no agronegócio: a digitalização, em que máquinas e soluções inovadoras têm feito cada vez mais parte da rotina dos produtores rurais, mostrando que o investimento em tecnologia e inovação garante mais eficiência, otimização e rentabilidade na gestão dos negócios.


Na trama, o filho do protagonista José Leôncio, Joventino, sugere a implementação de novas tecnologias para auxiliar no gerenciamento das diversas fazendas da família e, logo após a instalação de internet e com a centralização das informações em sistemas de gestão, a família Leôncio obtêm um controle maior dos seus negócios, sem a necessidade de deslocamento até as fazendas. Quando traz isso para a realidade dos agricultores, a economia, a organização e o planejamento aumentam.


Além dessas implementações, outra tecnologia que contribui nos processos do campo são os drones, que tornam possível sobrevoar toda uma área e tirar fotos do local, permitindo que o agricultor analise dados e determine a melhor alternativa para seguir com os trabalhos.


A inteligência de dados, outra tecnologia, também possibilita uma percepção clara e precisa de qual produto plantar, os tipos de solo, a análise das últimas colheitas e uma projeção de mercado. Dessa forma, o produtor rural consegue traçar uma estratégia mais concreta.


Fonte: https://capitaldigital.com.br/novela-da-globo-reforca-importancia-da-inovacao-para-gestao-de-fazendas/


8 visualizações0 comentário
bottom of page