• karennunesjornalis

Novo estudo mapeia mercado de startups do agro no Brasil



Startups que inovam para o setor agropecuário têm até 3 de novembro para fazer parte da versão 2020 do Radar AgTech Brasil, uma base de informações acerca das agtechs no Brasil. A participação é gratuita e exige apenas um cadastro no site.

Segundo a Embrapa, que realiza o mapeamento em parceria com a SP Ventures e a Homo Ludens Research & Consulting, o Radar AgTech Brasil também é uma forma de ganhar visibilidade e aumentar as oportunidades de negócios.

No ano passado, o levantamento contabilizou 1.125 agtechs no Brasil. Os critérios para inclusão na base de dados são a existência de website ativo e disponibilidade de informações sobre sua localização e área de atuação. Entre as novidades da versão 2020, estão um capítulo sobre Covid-19 e um resumo executivo em inglês.


Adriana Regina Martin, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, afirma que o estudo agrega valor tanto aos centros de pesquisa do agro, que podem identificar parceiros e soluções para o setor. Além disso, subsidia a elaboração de políticas públicas.

Maioria no Sudeste

Em 2019, o Radar AgTech Brasil apontou São Paulo como o Estado que concentra o maior número de startups orientadas para o setor agropecuário, sediando 590 das 1.125 distribuídas pelo país. Também mapeou que cerca de 90% das estão no Sul e no Sudeste.

Entre os dez principais Estados, apareceem São Paulo (590), Paraná (102), Minas Gerais (99), Rio Grande do Sul (89), Santa Catarina (70), Rio de Janeiro (41), Goiás (22), Mato Grosso (18), Mato Grosso do Sul (17) e Distrito Federal (13).

A análise por estágio da cadeia de valor revelou que 47% das agtechs oferecem soluções para "depois da fazenda", no pós-produção agropecuária, com relevância de tecnologias para novos alimentos, agroprocessamento, plataformas, restaurantes e empórios on-line, rastreabilidade e indústria 4.0.


No estágio "dentro da fazenda", que responde por 35% das startups mapeadas, houve destaque para soluções vinculadas a agricultura de precisão, diagnóstico de imagem, internet das coisas, VANTs e sistemas de gestão agropecuária.

Fonte: Agroinforme

Imagem: Getty Images

30 visualizações
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png