O clima é fundamental para o sucesso da sua cultura

Atualizado: Set 4

Sabemos que é quase impossível controlar o tempo, mas existem índices que nos mostram se teremos chuvas, ventos, muito sol e assim conseguimos aumentar a produtividade da lavoura


O clima influencia diretamente no crescimento das culturas, no rendimento, na necessidade de água, na ocorrência de pragas, enfim, em todas as demandas agrícolas que um cultivo tem. O clima é um dos fatores limitantes no agronegócio, mas pode ser resolvido e minimizado com a ajuda da tecnologia. São fatores limitantes do agronegócio, quando se fala em clima: a umidade, os ventos, a chuva e a temperatura fora do padrão pois podem aumentar o número de pragas, diminuir a produtividade nas propriedades rurais além de interferir na produtividade e gerar atraso tanto na colheita quanto no plantio.


Além das condições climáticas gerais, as plantas também tem as suas necessidades específicas nas diferentes etapas do ciclo. Se falamos de soja, por exemplo, ela precisa de chuvas na fase de enchimento dos grãos mas para a colheita o ideal é que o clima esteja mais seco, pois o ponto da colheita é determinado pela umidade dos grãos, que deve estar entre 13 e 15%. Cada cultura tem a sua condição ideal para que a sua germinação, emergência e o desenvolvimento ocorram da melhor forma possível e a implantação de qualquer nova cultura requer um estudo prévio de zoneamento climático.


Os alertas metereológicos são estratégicos para que os agricultores tomem decisões precisas e possam planejar ações. Desta forma, conseguem otimizar o cultivo, evitam prejuízos e desperdícios além de melhorar o posicionamento em um mercado que está cada vez mais competitivo. O Willians Bini, head do agronegócio da Climatempo, participou do Desafio beOn Claro e disse que a busca constante por inovação, conhecimento e novos talentos é importantíssimo para a empresa. “Nós aqui da Climatempo temos uma busca constante por inovação, conhecimento, buscamos novos talentos e foi um momento de troca de informações importante.”, disse.

36 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo