O que é um hackathon?

Atualizado: Ago 24

A maratona de inovação que reúne programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento busca resolver um problema específico de empresa ou negócio


O nosso nome já é sugestivo: HackatAgro! Ou seja, um hackathon focado no Agro. Mas algumas pessoas ainda tem dúvidas do que é um hackathon e de que forma poderia participar de um. A palavra ‘Hackathon’ é a combinação dos termos em inglês “hack”, que significa programar de forma acima da média e “marathon”, maratona. Então sim, estamos falando de uma maratona focada em programação e soluções inovadoras. O evento pode durar um dia ou uma semana e o que faz ser um sucesso é o Desafio que precisa ser resolvido.


A empresa define qual é o resultado que precisa alcançar. Os hackathons podem ser feitos apenas dentro da empresa, para os colaboradores, ou abertos para que todos os interessados ou o ecossistema de inovação possam participar.


Hackathons são comuns em startups, pois elas procuram constantemente por inovação e tecnologia. Mas recomenda-se que empresas de qualquer setor implemente a técnica, pois proporciona um ambiente fértil para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e até disruptivas, em um curto espaço de tempo. Empresas como Facebook, Petrobras, Visa e Motorolla já incorporaram as maratonas às suas realidades. Dentro do Facebook, por exemplo, as maratonas acontecem a cada seis ou oito semanas e costumam durar uma noite inteira. Foi através de uma delas que surgiu o botão ‘Curtir’ dentro da rede social.


Portanto, fique ligado no nosso projeto e acompanhe as próximas competições, que já tem data marcada, em outubro teremos o Desafio YARA, e em dezembro o Desafio Banrisul. Não perca!!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo