O uso de tecnologias digitais na contratação de crédito rural


O nono e penúltimo episódio da websérie HackatAgro – A Inovação no Agronegócio no Rio Grande do Sul trata sobre a inovação no crédito rural. A adoção de novas tecnologias digitais pelas instituições financeiras, na expansão e diversificação do crédito rural, tem garantido ao agronegócio, mais uma vez, o protagonismo na economia brasileira. O episódio lançado na sexta-feira (15), e disponível no canal do projeto HackatAgro no YouTube, aborda essa e outras questões referentes ao assunto.


Atualmente, o agronegócio corresponde a mais de 21% do PIB brasileiro, gerando mais de 19 milhões de empregos diretos. A websérie mostra que, em 2019, o setor foi o principal responsável pelo saldo positivo na balança comercial e representou quase 50% de todas as exportações brasileiras. Nessas negociações, a tecnologia tem ajudado na contratação de crédito para custeio agropecuário, simplificando o atendimento aos produtores.

Entre as novas tecnologias financeiras, o uso do blockhain – encontro dos universos da tecnologia e da finança que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet – tem ganhado força. De acordo com especialistas, é na área de crédito agrícola que os projetos baseados nessa tecnologia têm grande potencial.


E por já terem compreendido a importância do agronegócio para a economia nacional, os bancos vêm investindo para tornar o processo de contratação de operações mais ágil, simples e descomplicado. O nono episódio da websérie mostra que isso reflete tanto na experiência do produtor rural que utiliza as novas ferramentas, como na rotina das instituições que oferecem o crédito.


Para saber mais sobre as transformações no crédito rural a partir da inovação acesso aqui o webisódio completo. No canal do projeto no Yotube é possível também assistir os episódios anteriores da websérie.


Redação: Manuelle Motta

21 visualizações0 comentário