PIB do agronegócio segue em crescimento em 2021, impulsionado pelo ramo agrícola.

Atualizado: Ago 23

Depois do crescimento recorde em 2020, o PIB do agronegócio teve um crescimento de 5,35% no 1º trimestre de 2021, impulsionado pelo setor agrícola e o setor primário é quem vem se destacando



Os estados que estão atrelados ao agronegócio devem liderar a alta do PIB em 2021. As regiões Centro-Oeste e Norte poderão ter um crescimento acima da média nacional, sendo os grandes líderes da retomada da economia brasileira até 2022, segundo levantamento da MB Associados. A Consultoria estima que 15 estados deverão ter um avanço acima da média nacional em 2021, sendo 8 deles das regiões Centro-Oeste e Norte, além de grandes produtores agrícolas do Nordeste como Piauí e Bahia.


Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expansão em relação a igual período do ano passado reflete a alta da produção de soja, fumo e arroz. A alta demanda externa por commodities agrícolas também tem impulsionado as exportações brasileiras e contribuído para a melhora das projeções para o crescimento da economia em 2021 pois a soja teve um aumento da ordem de 20%.


A safra de 2021/22 já é esperada por uma boa rentabilidade pelos analistas do agronegócio pois ela começa a ser preparada em grande parte do cinturão de produção do Brasil. Outro fator importante é que atualmente, o PIB do agronegócio já representa atualmente 30%. Nos estados do Centro-Oeste, o agronegócio chega a ser superior a 80%.


O agronegócio vem mostrando o quanto tem fortalecido a economia nacional ao longo dos anos e por isso, muitas empresas estão investindo em tecnologias para o Agro. Prova disso é a Claro, empresa de telecomunicações e que vê hoje uma vertical importante no agro. “O agronegócio é a vertical mais importante para nós hoje, é onde colocamos nossos recursos e investimos e esse HackatAgro é um exemplo disso”, disse Eduardo Polidoro, diretor da empresa.



Fontes: CNA, G1 e SummitAgro

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo