Plataforma utiliza armadilhas digitais para identificar presença de pragas no campo
Uma plataforma de monitoramento de pragas agrícolas em tempo real por meio de armadilhas digitais foi lançada pela UPL – empresa de soluções agrícolas sustentáveis de origem indiana que é uma das cinco maiores do mundo no setor – durante o Digital Agro, em Curitiba (PR).
Batizada de UPtrap, a ferramenta é uma aposta para auxiliar agricultores no controle de pragas que afetam a produtividade das diversas culturas agrícolas, permitindo que o uso de inseticidas seja aprimorado, racionalizando investimentos e tornando a lavoura mais sustentável.
A plataforma funciona com a instalação, em pontos-chave da plantação, armadilhas inteligentes que atraem insetos com feromônios – que são hormônios sexuais que motivam o reconhecimento e a interação dos animais.
A partir disso, de acordo com Carlos Melo, líder da área digital e de projetos especiais da UPL Brasil, as pragas atraídas são capturadas pela armadilha, que imediatamente envia alertas para o produtor, ajudando a realizar ou ajustar a aplicação de insumos no momento ideal.