Podcast mostra oportunidade de renda na produção de Soja

Alexandre Alonso, chefe geral da Embrapa Agroenergia, explicou como a sustentabilidade e a descarbonização é uma grande oportunidade para o Brasil


Um dos grandes desafios dos produtores agrícolas e da indústria é se adequar as metas ambientais e de sustentabilidade, principalmente quando se fala ao uso de combustíveis fósseis. Este é o tema do nosso próximo hackathon, o Desafio Yara, que acontece dos dias 1 a 3 de outubro. Para entender um pouco mais sobre o assunto conversamos com o Alexandre Alonso, chefe geral do Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa Agroenergia no HackatAgro Cast 18.


Há 15 anos a Embrapa, empresa brasileira de pesquisa agropecuária, criou a sua unidade dedicada a agroenergia. Esta é uma das 43 unidades de pesquisa e desenvolvimento que a empresa vinculada ao Ministério da Agricultura possui pois trabalha em busca de melhorar cada vez mais o agronegócio brasileiro.


Para Alexandre a agenda de sustentabilidade e descarbonização é uma grande oportunidade para o Brasil pois “temos um setor estruturado de pesquisa.” O Renovabio, política nacional de biocombustíveis, foi criado para atrelar a eficiência dos biocombustíveis junto a eficiência ambiental medida pelo gás carbônico. Eles criaram uma metodologia chamada de ‘análise de ciclo de vida’. Todas as entradas e saídas de energia são contabilizadas e calcula-se ao longo do ciclo de vida de um produto desde a produção da biomassa até a disponibilização do combustível. Esse cálculo trará o nível de emissão.


A diferença entre a eficiência energética ambiental do fóssil de referência para o biocombustível gera um título de eficiência chamado ‘CBio’. Cada CBio significa 1 tonelada de gás carbônico não foi para a atmosfera, ou seja, 1 tonelada de descarbonização.


Quer saber mais sobre o Renovabio e a importância em se ter tecnologias que permitam ter a rastreabilidade para que o produtor possa declarar os dados? Ouça o podcast completo e já tenha diversos insights sobre o Desafio YARA.


Podcast completo Ouça AQUI!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo