top of page

Prototipação e MVP são temas de live do desafio promovido por Hackatagro e Banrisul

O processo de prototipação nada mais é do que a prova de um conceito. É por meio do protótipo que o empreendedor consegue visualizar a versão original do seu produto, possibilitando a redução de incertezas. Já o MVP – sigla de Minimum Viable Product ou, em português, Produto Mínimo Viável – é um passo além da prototipagem, pois o objetivo é validar o conhecimento sobre o mercado e a reação dos consumidores.


A complexidade do tema foi explicada pelo Thiago Linares, campeão mundial de robótica, em live realizada durante o Desafio Banrisul que buscou soluções para o manejo sustentável do solo, em mais uma maratona de inovação promovida pelo Hackatagro, movimento em benefício da digitalização do agronegócio brasileiro.


Segundo Thiago, o protótipo e o MVP são essenciais para a validação de uma ideia. Com a ajuda desses processos, o desenvolvedor não corre o risco de o produto final não ser aceito pelo mercado e, como consequência, perder o capital investido no projeto. "Não adianta ficar um ano no processo de desenvolvimento do produto se eu não prototipar antes, e no final colocar para o meu público testar e descobrir que não é o que ele quer", destacou.


Além disso, Thiago acredita que é importante errar rápido para corrigir rápido. "O protótipo aceita funcionalidades não tão reais e eficazes, já o MVP precisa ser colocado em prática, não só como teste, mas para validar se as pessoas vão pagar. Ele precisa ser inserido no mercado, precisa acrescentar valor ao produto", finaliza.


As etapas do Desafio Banrisul, realizada entre 3 e 5 de junho foi composta por seis processos: ideia, problema, validação, solução validada e pitch. Esses processos compõem a base para a formação do projeto até a apresentação da solução. Ao todo, 145 participantes, divididos em 35 grupos, conseguiram apresentar suas soluções ao fim da maratona e estão disputando um prêmio de R$ 20 mil. O resultado será divulgado em 13 de junho.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page