• karennunesjornalis

Startups vencedoras da competição do Hackatagro 2020 já colhem frutos com a participação

Atualizado: Mar 29



Os hackathons são eventos fundamentais para quem deseja investir em inovação e para equipes com grandes ideias em busca de investimentos para tirar os projetos do papel. O Hackatagro veio para criar todo esse movimento em prol do agronegócio, trazendo bons investidores para enxergar nas startups oportunidades de inovação e tecnologia para o campo. Quem ganha com isso? Toda a cadeia do agronegócio. No caso do Hackatagro, o ganho começa por quem inova e melhora a vida de quem atua no campo.


A edição do Hackatagro, realizado em dezembro de 2020, teve o envolvimento de times qualificados e resultou em mais uma edição de sucesso com dois grandes vencedores: a Athena Agro e a Perfomance vegetal. Equipes que acreditam na inovação e na tecnologia como parte do desenvolvimento do país, do agronegócio e em como tudo isso pode refletir de forma positiva na vida do produtor rural. Veja como o Hackatagro 2020 agregou para essas empresas que acreditaram no nosso projeto, se desafiaram e venceram.


Missão dada, missão cumprida e investida


Segundo Felipe Consalter, CEO & Co-founder Startup Athena Agro, uma das ganhadoras da competição do 2020 do Hackatagro, a edição é uma iniciativa muito boa e considera o projeto um grande diferencial por ser um hackathon feito específico para o setor, com profissionais do agro, equipes e pessoas diferentes e envolvidas nesse mesmo segmento.


Além disso, conta que a edição 2020 foi desafiadora e agregou e agregou em diversos aspectos para a startup. “ Conseguimos contatos de pessoas que desconhecíamos e isso enriqueceu muito. A Nível de conhecimento foi fantástico, fruto do networking e desta galera toda se movimentando e por último a premiação, que veio muito bem. Estávamos em um período complicado da empresa, queríamos nos aventurar em novos projetos e estávamos sem capital.”


Com a premiação, a startup investiu no próprio aplicativo criado durante a edição 2020 e fechou parceria com a empresa DSM/Tortuga para controle de qualidade leiteira.


Visibilidade e auto investimento


Outra equipe vencedora do hackathon promovido pela edição 2020 do HackatAgro e que pode usufruir com a participação, foi a Perfomance digital, especializada em nutrição de plantas, liderada pela diretora geral, Betania Vahl de Paula. Segundo ela, o time esperava encontrar no hackatagro um desafio na área de nutrição de plantas e adubação, na qual são especializados, Mas, quando chegou do evento, viram que o desafio era na área de contabilidade e e segurança no campo e, mesmo assim, se desafiaram.


Segunda Betania, a visibilidade que o projeto deu para a startup foi muito importante. “Com a premiação, estamos buscando levar a tecnologia adiante fazendo um relatório de tudo que precisamos para realizar testes e contamos com a parceria de uma fazendo nesse processo".


Ela analisa também que tem que ter muitas outras edições de hackatagro, porque ainda tem muitos problemas para serem resolvidos. E finaliza dizendo que o que mais acontece, é a criação de muitos projetos bons, mas que não saem do papel por falta de investimento.


“Nesse momento de pandemia o agro é o setor que mais movimenta e a inovação e geração de tecnologia é de extrema importância, pincipalmente pra facilitar várias situações de vivência no campo e dar qualidade e agilidade ao processo de produção de alimentos. Tem muita coisa ainda para ajudar com a tecnologia e deixar o trabalho do agricultor menos penoso”, finaliza a diretora.


Redação: Karen Nunes

66 visualizações0 comentário