Tecnologia utiliza imagens para estimar produtividade, com 98% de precisão

As startups estão dedicadas a produzir inovações que contribuam com o dia a dia do produtor rural. O uso de imagens, processo de fácil acesso aos trabalhadores das fazendas, tem sido um recurso cada vez mais utilizado por tecnologias que ajudam a mensurar a produtividade. E tudo isso com alta precisão, que chega a 98%.


Um exemplo dessas inovações é a Bitwise Agronomy, de origem australiana. O agricultor filma e fotografa sua plantação, envia as imagens por meio da ferramenta e, em 24 horas, recebe informações completas, como a predição de produtividade, mapas de calor, entre outros dados essenciais que auxiliam a rentabilidade do negócio.


O sistema analisa, por meio das imagens, os estados fenológicos de culturas como a da uva, contando gemas, brotos e cachos. Para cada tópico, é definido um algoritmo, que gera uma pontuação. Essa pontuação é a base para o cálculo final da produtividade que a ferramenta estimará para a safra.


Esse tipo de inovação tem espaço para avançar cada vez mais. Afinal, as áreas de análise da agricultura são muito amplas. "Ainda não conseguimos detectar pragas e doenças através das imagens, mas este é um dos próximos objetivos", comenta Levi Martins, gerente de operações da Bitwise.


Fonte: https://digitalagro.com.br/2022/04/07/tecnologia-estima-produtividade-em-lavouras-utilizando-imagens-enviadas-pelo-produtor/



Crédito: Pixabay.

37 visualizações0 comentário