top of page

Tecnologias fazem avicultura brasileira ser uma das melhores do mundo, mas produtores resistem

A avicultura brasileira é uma das melhores do mundo e possui um amplo portfólio de soluções tecnológicas que conectam o físico ao digital, entre elas controladores de ambiente de alta tecnologia, sensores de variáveis ambientais, câmeras de pesagem dos animais, microfones que identificam a vocalização das aves e até robôs, tudo conectado à nuvem.


Quando utilizadas de forma correta, as tecnologias para esse setor garantem a produção de proteínas animal de forma sustentável e eficiente, permitindo um aumento na produção e um maior controle sobre o processo produtivo, mas os produtores ainda estão resistentes na utilização das novas tecnologias.


"A transformação digital que está ocorrendo na avicultura não deveria ser encarada como um bicho de sete cabeças, uma vez que vem para otimizar o processo de produção. Muitos ainda têm o 'pré-conceito' que parece ser algo complicado, porque só veem a transformação digital através do uso de celulares, mas não conseguem enxergar isso dentro da produção animal", afirma Ana Paula de Assis Maia, zootecnista e doutora em Engenharia Agrícola.


Segundo Ana Paula, a transformação digital normalmente é associada com a adoção de tecnologias e soluções digitais, por causa da Indústria 4.0, que abrange inteligência artificial, sensores, uso de imagens e sons (visão computacional), robótica, internet das coisas e computação em nuvem, mas na Avicultura 4.0 o produtor passa a adaptar os processos convencionais na produção com o uso de tecnologias, deixando, por exemplo, de coletar uma temperatura ou peso de forma manual para coletar esses dados de forma automática, utilizando um sensor.


Fonte: https://opresenterural.com.br/revolucao-tecnologica-da-avicultura-esbarra-em-cultura-laboral-e-conexao-com-a-internet/

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page