• karennunesjornalis

Três startups brasileiras que estão modernizando a agricultura

Atualizado: Mar 16


Foto: SPS Consultoria


Três startups brasileiras estão levando novas tecnologias para as áreas rurais do Brasil. O projeto 4G TIM no Campo, promovido pela empresa de telefonia, selecionou a Perfect Flight, Adroit Robotics e Tarvos como finalistas, para que elas possam expandir suas soluções e levar a transformação digital para o campo.


O programa é uma parceria entre a TIM e o hub de inovação AgTech Garage, com intuito em desenvolver o agronegócio, oferecendo recursos e soluções para as empresas conveniadas Amaggi, Citrosuco, AdecoAgro e Jalles Machado. Posteriormente, a ideia é que essas startups possam expandir as soluções desenvolvidas para o resto do segmento.


Transformação digital no campo

A TIM aposta pesado na transformação do ambiente de agronegócio. “Nessa iniciativa, escolhemos startups que já desenvolvem seus negócios com muita segurança e maturidade, levando soluções necessárias para o produtor e meio ambiente”, disse Alexandre Dal Forno, head de marketing corporativo da TIM, em nota oficial. “Estamos muito animados com esse projeto”.


Já Janilson Bezerra, diretor de inovação da TIM Brasil, ressalta que a ampliação do alcance da rede 4G nos campos brasileiros pode ser transformador ao garantir agilidade e eficiência para os produtores. “O campo no Brasil já utiliza de forma intensiva tecnologias nos seus processos produtivos da agricultura e pecuária. O desafio atual é começar a digitalizar o agronegócio, preparando para a Agricultura 4.0″, explica.


As selecionadas:

Perfect Flight

A startup é uma das residentes do Pulse Hub de Inovação da empresa Raízen, em Piracicaba (SP). Ela presta serviços de gestão para pulverização aérea e monitoramento via software em nuvem, com visualização por aplicativo. Por meio dos aparelhos DGPS das aeronaves, a Perfect Flight é capaz de gerar um registro completo das atividades de pulverização, que posteriormente são carregadas no sistema para monitoramento das empresas.

Como essa nova parceria, a empresa quer que a navegação em seu software seja aprimorada. “Com esse projeto, que leva a internet de qualidade a lugares distantes, será possível melhorar ainda mais a navegação em nosso software, permitindo uma tomada de decisão assertiva e on time”, afirma Leonardo Luvezuti, gestor de operações da Perfect Flight.


Adroit Robotics

Por sua vez, a Adroit Robotics, da cidade de São Paulo, oferece soluções de inteligência artificial com foco na fruticultura. Os sensores inteligentes da empresa detectam sozinhos a saúde das árvores e frutas. Segundo o StartAgro, os produtores clientes da Adroit Robotics passam a ter acesso à “curva de maturação, taxa de queda, cubicagem, densidade foliar, altura das árvores e árvore ausentes nos pomares” ― tudo com taxa de precisão de 93%.


Tarvos

A Tarvos tem a proposta de aumentar a eficiência dos campos automatizando o monitoramento de pragas agrícolas. A startup de Campinas (SP) foi fundada dentro da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP. A empresa, com menos de quatro anos de operação, recebeu diversos prêmios de inovação e tecnologia, além de ter passado pelo processo de aceleração Creative Startups da Samsung.


Em janeiro, a Tarvos foi contemplada com um investimento de R$ 1,6 milhão do fundo SEED4SCIENCE para validação nacional. “É um diferencial ter um parceiro de telecom se dedicando a um sinal de qualidade. Também temos mais tempo para pensar em aprimorar cada vez mais a ferramenta”, compartilha Andrei Grespan, diretor-executivo da startup.


Fonte: Portal G1

33 visualizações0 comentário