top of page

Vencedor de prêmio internacional, trator movido a metano é testado no Brasil

O primeiro trator movido a gás metano a ser produzido em série no mundo já está sendo testado no Brasil. O T6 Methane Power, desenvolvido pela New Holland Agriculture, recebeu o prêmio de Trator do Ano 2022, durante o EIMA Internacional – feira sobre novidades agrícolas, realizada em outubro, na Itália. O júri foi composto por jornalistas europeus.


O trator, que já teve sua primeira versão em 2019, é fabricado na Inglaterra. De acordo com o presidente da New Holland, Carlo Lambro, o projeto é pioneiro e representa um passo significativo nos objetivos de descarbonização da agricultura. A sustentabilidade dita, cada vez mais, os planos e investimentos das empresas globais.


T6 Methane Power, da New Holland (Crédito: Divulgação)

Com a disseminação de tratores movidos a metano, a fabricante espera movimentar não somente os operadores, mas também os fornecedores de usinas de biogás e produtores rurais com acesso a redes de gás. Algumas cidades já demonstraram interesse em incorporar a novidade à frota, avançando na redução das emissões de CO2.


Em números, as emissões de monóxido de carbono pelo trator movido a metano são 80% mais baixas. Já a redução no nível de hidrocarbonetos não metânicos (HCNM) chega a 90%. Dados divulgado pela New Holland indicam diminuição de 98% em materiais particulados, 60% em óxido nitroso e 11% em dióxido de carbono. Tudo isso sem reduzir a potência da máquina.


Fonte: Minuto Rural.

14 visualizações0 comentário
bottom of page