Você sabe como criar uma startup?

Atualizado: Ago 16

Se você ainda se perde em termos técnicos do empreendedorismo, fique tranquilo! Hoje nós vamos falar tudo sobre startup


As dúvidas sobre como fazer uma startup, se criar uma é a mesma coisa que criar uma empresa e até mesmo como fazer para ser uma startup são comuns, principalmente quando estamos próximos de hackathons.


A palavra ‘startup’ já era usada nos EUA para falar de empresas que desenvolviam um novo produto ou serviço mas seu grande destaque veio na Era Digital, chamada Bolha da Internet, entre 1996 e 2001. Startup sempre foi sinônimo de resolver problemas de uma forma inovadora e escalável.


Um grupo de pessoas se reúne para entender o mercado, saber quais são seus problemas e passa-se então a buscar soluções inovadoras com modelo de negócios repetível e escalável, mesmo dentro de um cenário incerto.


Ter uma boa ideia e resolver um problema não é suficiente para se manter no mercado. Uma pesquisa do SEBRAE em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço mostrou que 30% das novas empresas não se mantém no mercado. Isso também é uma mostra da importância em ouvir o mercado e avaliar a viabilidade. Projetos de difíceis execuções tem menores chances de sucesso, o mesmo vale para projetos que não conseguem manter seus custos baixos para escalar, entregando o mesmo produto em maior escala sem que isso influencie no modelo de negócios já desenhado.


Segundo levantamento mais recente da Associação Brasileira de Startups, a ABStartups, já foram quase 14 mil startups mapeadas neste ano de 2021 e este número vem em uma crescente ano a ano.


Fontes: SEBRAE e ABStartups

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo