Webinar destaca a importância de compreender o produtor no desenvolvimento das tecnologias


O projeto HackatAgro realizou na última semana o último webinar da edição 2020. O evento online tratou sobre o desenvolvimento da inovação entre jovens empreendedores. A atividade contou com a participação da economista Patrícia Lazzarotti Garcia, integrante de uma das equipes vencedoras do Hackathon Senar RS. Compreender o produtor, buscando soluções que atendam os desafios diários do campo, foi destacado por ela como um fator determinante no desenvolvimento de tecnologias de sucesso.


A equipe Código da Terra venceu o desafio na categoria Gestão, com uma solução para gerir a manutenção preditiva de máquinas e equipamentos agrícolas. A concepção da ideia se deu a partir da identificação e compreensão das dificuldades dos produtores. Conforme explica Patrícia, a falta de manutenção ou a manutenção realizada de forma inadequada aos preceitos do equipamento pode gerar inúmeros prejuízos, como a redução da vida útil das máquinas ou até mesmo a quebra dos equipamentos.


Além de sanar uma dificuldade existente na grande parte das propriedades, Patrícia conta que a equipe priorizou a simplicidade e praticidade ao desenvolver a solução. Com isso, o produtor consegue monitorar os equipamentos, receber notificações quando for necessário, realizar procedimentos antes de utilizar a máquina, e demais verificações sem erros ou complexidade. “A ideia é que o agricultor tenha a solução na palma da mão, de forma simples e amigável”, complementa.


Para ela, antes de qualquer coisa, é preciso compreender a necessidade do produtor; identificar sua vontade. Assim, a tecnologia não só facilitará o todo, como as questões específicas de cada propriedade. E, para isso, é preciso estabelecer um diálogo, uma aproximação, que farão a diferença no resultado final. “O setor de tecnologia não pode tentar empurrar as inovações. Precisamos falar a língua deles, estarmos conectados com as dores dos produtores”, enfatiza.


Sobre a experiência de participar do Hackathon do Agro, a integrante da equipe Código da Terra classificou como excelente, tanto pelo aprendizado, como pela visibilidade. No caso da edição desse ano, que foi realizada online, ela considerou ainda mais benéfica, isso porque possibilitou que pessoas de diferentes lugares e áreas participassem, o que poderia não ocorrer se fosse presencial.


Além de Patrícia, participaram do último webinar do projeto HackatAgro mais quatro convidados que falaram sobre formas de atrair jovens empreendedores para a inovação no Agro. No canal do projeto no YouTube você pode conferir a versão completa do evento e todos as contribuições dos participantes.


Redação: Manuelle Motta

28 visualizações0 comentário
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png