• karennunesjornalis

Websérie trata sobre a relação entre a transformação digital e a comercialização rural



As rotinas do campo foram fortemente impactadas com a chegada da tecnologia. Todas as etapas da produção já contam com novas possibilidades a partir de inovações desenvolvidas e implantadas em maquinários e sistemas de gestão. Com a comercialização não foi diferente e o projeto HackatAgro 2020 mostrou isso no quinto episódio da websérie HackatAgro, disponível aqui. No material, é possível ver alguns dos benefícios colhidos pelo produtor com a transformação digital e os desafios que o setor ainda enfrenta nessa área.


O acesso a informações, preços, cotações e tendências de mercado, de forma mais rápida e ampla, são vistos pelo veterinário e administrador da Fazenda Vitória, Leandro Ries, como os principais ganhos que a tecnologia proporcionou à comercialização. A agilidade na questão documental dos negócios fechados e a possibilidade de reduzir custos durante a comercialização também foram destacadas por ele. “A transformação digital nos auxilia a aproveitar e participar de forma mais eficiente nas relações de oferta e demanda, no mercado existente”, enfatiza.

O quinto episódio da websérie ainda mostra outros benefícios possibilitados pela transformação digital no campo, como suporte na contratação de crédito; comparativos de preços de sementes, defensivos e fertilizantes; rastreabilidade e suporte à tomada de decisão de comercialização; e a avaliação de riscos. No entanto, o material produzido pelo projeto HackatAgro enfatiza também os desafios enfrentados pelo setor quando o assunto é soluções tecnológicas. Isso porque a conectividade ainda não é algo acessível e disponibilizado para todos os produtores rurais gaúchos.


Outro ponto abordado pela série é a necessidade de pensar em soluções que sejam pouco complexas e que atendam as reais necessidades do produtor. Além disso, é preciso que os empreendedores da área de digitalização desenvolvam produtos possíveis de serem adquiridos, visto que o custo de implantação de sistemas digitais é considerado alto. Isso acaba excluindo muitos agropecuaristas do processo de transformação digital do campo e dos benefícios atrelados a ele.


Para assistir o quinto episódio da websérie HackatAgro e saber mais da relação entre a revolução digital e a comercialização rural basta clicar aqui. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do projeto no YouTube.


Redação: Manuelle Motta

38 visualizações
h110-0419.jpg

PATROCÍNIO 

1200px-Husqvarna_logo.svg.png